top of page

perfumaria botânica terapêutica

travessia natural

Atualizado: 13 de ago. de 2022


* Texto escrito por marcela sonim - terapeuta, perfumista e comunicadora e marcela perrote , também terapeuta e comunicadora.


Em parceria criamos os perfumes Aura e Breu, e aqui você conhece mais sobre esta técnica e como se beneficiar da perfumaria botânica - feita de forma natural e para fins terapêuticos. ♡




"O perfume - o inebriante e indescritível casamento das essências de ervas e especiarias, capins selvagens e flores, cascas e árvores - é um mecanismo criado pelo universo. Desde os primórdios dos tempos, as pessoas se deleitam em esfregar substâncias aromáticas em sua pele. Atemporais e Universais, as essências sempre foram fortemente presentes em rituais, na medicina, nos mitos e nas conquistas. Os perfumes ajudam as pessoas a orar, a se curar, a fazer amor e guerra, a se preparar para a morte, a criar. Afinal, o significado de inspirar é literalmente, "deixar o ar entrar". - Mandy Aftel

….


A queima de resinas, incensos, folhas é um ato que acompanha nossa história. A palavra perfume tem sua origem no latim “Per Fumum” que significa “através da fumaça”. Nossos ancestrais descobriram que as ervas quando queimadas traziam inúmeros benefícios ao corpo físico e ao espírito.


Na atualidade, em sua maioria, os perfumes são feitos de essências sintéticas que imitam o cheiro das plantas, resultado da industrialização e que ocasionou a domesticação do nosso olfato e nos desconectou da nossa própria natureza - dos nossos instintos e emoções.


A perfumaria botânica reconecta com o natural. É feita com os óleos essenciais, tinturas que trazem a potência aromática e energéticas das plantas. Um processo lento e delicado, que muitas vezes envolve a extração do sumo e das propriedades das plantas além de outros processos.


Lembrando que, cada planta tem uma potência diferente da outra, embora da mesma família e tipo. Portanto, na perfumaria botânica são considerados lotes sempre únicos e manuais que reunirão as determinadas características de onde e como foram maturadas e desenvolveram-se em todas as etapas - da plantação ao seu feitio.


A composição desses extratos naturais permite que você entre em contato com suas emoções já que olfato entra em sintonia direta com a área do nosso cérebro que acessa nossas memórias ancestrais, padrões e sentimentos. O perfume botânico irá trazer o que você precisa nesse momento da sua vida - mais disposição, calma, tranquilidade, autoestima, aflorar a intuição, melhor conexão com o corpo entre tantas outras coisas que você busca. O que é certo é que existe sempre uma planta para algo que você precisa.


Ao criar um perfume botânico terapêutico, para além da propriedades químicas e aromoterapicas das plantas, consideramos também quem o utilizará. Já que determinadas combinações e criações florais se adaptarão a específicas memórias, vivências, etc, assim cuidando do que causa desconforto.


Se perfumar é se transportar para um tempo/espaço que alivia as dores, que acalma a alma e que faça você se sentir bem.


Cheiros são mágicos e trazem alegria para o dia a dia e é assim que o perfume vai cuidar de você.



 

* Confira algumas curiosidades sobre a perfumaria botânica e saiba cuidar do seu perfume vivo. ♡


1. Cada pessoa sente o perfume de uma forma diferente,

e a forma como o seu perfume se comporta diz muito sobre você :)


Seu perfume é um elemento vivo e composto por plantas. As plantas vão interagir com a sua pele, sua oleação e transpiração. Mas não só, também encontrarão as suas emoções. Observe diariamente quais cheiros são mais perceptíveis em seu aroma e entre em contato com ele. Um dia pode estar mais canela, em outro baunilha. Às vezes sentirá uma planta apenas. Isso são elas tentando equilibrar suas emoções e agindo nesse fluxo.



2. Sobre a fixação de um perfume feito de plantas


Assim como nós, os cheiros naturais são vivos e livres, mas diferente de nós, eles não são passíveis de domesticação. A indústria bem que tentou: nos contou que cheiro de flor é de mulher, que madeira é de homem, e, para que todos os frascos ficassem "perfeitamente" iguais, os cheiros foram fixados para que os mesmos não pudessem conversar entre si, não pudessem se mover, descobrirem-se uns aos outros. Os cheiros naturais funcionam como matrizes de colorações na água: são misturáveis e orgânicas.


Fixaram também para que não fosse permitido que esses cheiros interagissem com as nossas emoções. Algumas pessoas sugerem colocar fixador ao final, mas isso mudaria toda a energia do perfume.


O fixador químico é de qualidade mais adensada, e por buscarmos um elemento que visa a sustentação e a cura, optamos por fixação natural.


Por exemplo, pessoas muito terra costumam receber aromas mais voláteis, ou seja, se fixam menos, como frescos ou cítricos, conhecidos como notas altas. Isso ocorre, pois essa pessoa precisa justamente relaxar, ser menos autocrítica e largar o peso. Já pessoas muito ar, costumam receber plantas telúricas, resinóides, menos voláteis, nós a chamamos de notas baixas. Ou seja, essa pessoa precisa se fixar mais, ganhar estrutura, resistência, é importante respeitar esse formato do seu perfume vivo.


Então relaxe e aproveite a aventura de descobrir-se através dos aromas. :)

Um caminho imperfeito, perfeito.



3. Cuidados com o seu perfume


Basicamente a composição são óleos essenciais e vegetais. Ele é como vinho: quanto mais velho, armazenado no frio e no escurinho, melhor! Se você mora em um lugar frio os cuidados são menores. Já, se você reside em local quente, perceba se seu perfume não está sofrendo e guarde-o uns dias na geladeira.


O perfume natural não estraga, mas ele perde a potencialidade caso fique exposto ao Sol ou calor excessivo. Ele também não gosta de muita luz, então, evite deixar perto de lâmpadas e abajures acesos, pois isso pode alterar a composição e deixá-lo amargo, por exemplo.



4. Recomendações para colocar a mão na massa e USAR


A primeira regra sempre é AGITE ANTES DE USAR. Ele é completamente natural e precisa de uma sacudida mecânica para "acordar". Coisa rápida, leves batidinhas e pronto.


Você pode usar a hora que quiser e quando quiser. É uma questão intuitiva. Dependendo do que o cheiro se propõe a tratar, opte pela utilização que lhe conecte com esse propósito.


Há algumas regras a respeito das interações, explicamos aqui:

  • Se o seu perfume contém cítricos como limão, capim limão e alecrim, evite usar à noite, pois eles podem, dependendo da pessoa, dar insônia.

  • Se o seu perfume contém lavanda, manjerona, laranja doce, ylang ylang ele pode ser relaxante, cuidado com o sono durante o dia.

  • Se o seu perfume contém cítricos como limão, laranjas, bergamota, evite usar no rosto, pois pode manchar a pele junto à exposição solar.

  • Se o seu perfume contém canela, nunca espirre no rosto e nem nos olhos para evitar irritabilidade nas mucosas.


Independente da composição, seu aroma deve ser borrifado com, pelo menos, 5 cm de distância da pele do corpo. Isso porque os óleos são potentes, Seu perfume deve ser utilizado como um limpador de aura ou passe. Você pode fazer tipo uma chuva por cima de sua cabeça, utilizar nos cabelos, após o banho. Caso ele seja roll-on, sua utilização é mais direcionada e pontual e a localização corpórea também pode fazer parte do tratamento.


Se o seu aroma é mais energético e estrutural, pode usar nos chakras básicos, se ele é floral ou contém plantas que cuidam da autoestima e autovalor, use no plexo solar. Mas será realmente um processo intuitivo e você perceberá que com o tempo mudará os locais de uso, horários e dias, e inclusive você pode utilizar todo dia se tiver vontade.



5. Utilização combinada com perfumes sintéticos


Pode utilizar, sim. :)


O fato de você sentir outro cheiro não altera o processo, embora a ativação e percepção corporal e emocional do aroma do seu perfume ancestral ser um processo mais profundo e latente.



6. Enjoei ou não gostei do cheiro. E AGORA?


Na perfumaria botânica é normal, num primeiro momento, não gostarmos de um cheiro que justamente mais precisamos. Pode haver um resistência inicial que se resolverá com o passar dos dias. Ocorre também um tipo de estranhamento com o cheiro, já que a maioria de nós está com o olfato domesticado pela industrialização. É comum levar um tempo de adaptação olfativa.


Quanto a enjoar, observe se não faz parte de um processo de autossabotagem. Nesse caso, use com menos frequência, respeitando o seu tempo, ou utilize nos peitos dos pés, o local mais distante do seu nariz. Assim você não sentirá o cheiro, mas as plantas continuarão o trabalho.


E claro, também respeite seu ritmo interno. Dependendo do "ciclo" que você está vivendo, as plantas podem ter finalizado essa integração. Você poderá guardá-lo e utilizar sempre que sentir necessidade de uma ativação similar.



7. O perfume não é totalmente líquido, ele apresenta "uns pedacinhos de coisas"


Pedaços ou pontinhos dentro do liquido são restos de plantas, é normal. Mesmo com a filtragem, algumas partes escapam. Além disso, alguns óleos, por serem muito raros, são comercializados junto a outros resinóides também naturais. Essas resinas podem se solidificar formando os tais pedacinhos.


Gostou?


Nós criamos dois cheiros completamente diferentes e para abordagens distintas. Podem ser utilizados de forma independente ou como amigos-irmãos.

Enquanto um limpa e solariza, o outro acolhe e expande verticalmente propiciando raízes firmes.



Com carinho,


Marcela Sonim e Marcela Perrote



* indicações de uso em referência ao conteúdo de Perfumaria Ancestral de Palmira Margarida.










44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

tameana

Comments


bottom of page